Os riscos e o custo de integração de um ERP sempre foram barreiras definitivas que sempre determinaram o uso ou não de tais sistemas, principalmente para empresas pequenas. É por isso que, hoje, poucas micro e pequenas empresas utilizam um ERP.   Além disso, os maiores fornecedores de ERP,  como SAP,   Microsoft e  Oracle não conjugam o poder e a cobertura abrangente de um sistema ERP com a simplicidade e flexibilidade desejada pelos usuários de pequeno porte.

Os processos de desenvolvimento de softwares de código aberto,   os novos modelos de negócios adotados por seus desenvolvedores, finalmente fornecem uma nova maneira de resolver esses problemas de custo e de qualidade,  surgindo assim sistemas como o Odoo,  que em alguns cliques já pode estar funcionando com suas aplicações básicas.

Para fazer com que um sistema ERP seja totalmente disponível para pequenas e médias empresas, a redução de custos é a principal prioridade. Assim, um Open Source permite reduzir significativamente os custos de desenvolvimento de customização das suas funcionalidades,  eliminando muitas vezes os intermediários (os distribuidores), com todas os seus altos custos.

Se não houver integração entre os milhares de colaboradores e parceiros que trabalham em um mesmo projeto, a qualidade do software resultante não traria tanto benefício como o Odoo tem poporcionado.

Pelo mundo, inúmeros tipos de profissionais se unem remotamente com um mesmo objetivo,  afinal,  ninguém consegue ser tudo: contador,  programador de software,  vendedor,  profissional ISO 9001 de qualidade,  especialista em produtos agrícolas,  perito em comportamento de clientes e fornecedores farmacêuticos, etc.

Confrontado com estes requisitos abrangentes, o que poderia ser melhor do que uma rede mundial de parceiros e colaboradores?  Cada pessoa acrescenta próprias contribuições de acordo com a sua competência profissional.

O verdadeiro desafio do desenvolvimento do Odoo é fazer com que esta solução seja simples e flexível, assim como completa.

Motivos para usar o Odoo:

1) É realmente abrangente e utilizável em todos os ramos de atividade;

2) Tem uma localização Brasileira forte e muito bem estruturada aos padrões fiscais nacional, com NF-e, Impostos, NCM, etc;

3) Muito fácil da instalar suas funcionalidades básicas, roda em Windows (podendo ser instalado com poucos cliques) ou Linux;

4) Permite integração com vários sistemas;

5) usa tecnologia de ponta.

Para se ter uma ideia, tenho hoje um exemplo de empresa que possui o Odoo instalado online no AWS da Amazon, o mesmo utiliza uma loja virtual do proprio Odoo, o acessa de qualquer lugar que se tenha internet, seus funcionários andam pela loja com um tablet na mão, onde já aténde o cliente andando pela loja e já emite o pedido para o caixa. Muito bom não?

Um empresario Optante pelo MEI, dispensado de emitir NF-e, instala o Odoo em minutos na sua máquina e já pode gerenciar, seus clientes, seus fornecedores, seus produtos, suas vendas e suas compras, suas contas a pagar e a receber.

Claro que a geração de NF-e e funcionalidades mais específicas demandam conhecimento em sua instalação e manutenção, sendo indispensável ter conhecimento de programação ou contratar um profissional que os tenha!

Odoo o sistema mais completo e acessivel do mundo.